PARA QUE Provide A LINHACA? SAIBA MAIS SOBRE SEUS BENEFICIOS!

11/09/2018


Voce ja ouviu falar sobre a linhaca? Essa semente incrivel e cheia de beneficios pode estar presente nas mais diversas refeicoes.
Hoje vamos falar sobre essa semente que vem ganhando espaco nos mercados, alem de estar cada vez mais presente nas refeicoes mais saudaveis!
O que e linhaca?
Linhaca nada mais e do que uma semente provinda do linho, muito utilizado la no Egito Antigo, seja para confeccao de tecidos ou para fabricacao de cordas.
Alem de muito saborosa, essa semente possui uma serie de nutrientes beneficos ao corpo. Dentre as inumeras vantagens de seu consumo, podemos citar inclusive a prevencao de algumas doencas.



Ela possui muitos nutrientes?
Pode apostar que sim! Os diversos nutrientes presentes na linhaca ajudam a controlar o colesterol e triglicerides, alem de contribuir no combate a doencas cardiovasculares. Dentre essa gama de nutrientes presentes na semente, podemos citar:
●Omega 3 e 6 - Que ajudam na diminuicao do colesterol ruim e aumentam a capacidade de aprendizagem e memoria;
●Fibras - Contribuindo na reducao do apetite, melhorando as dietas;
●Proteinas - Estimulando a producao de enzimas, hormonios, neurotransmissores e anticorpos;
●Minerais - Regulando as reacoes das enzimas e atuando na manutencao dos ossos do corpo;
●Vitamina C - Melhorando a pele e estimulando o sistema imunologico, servindo como um “antigripal”;
●Vitamina E - Diminuindo os danos provocados pelos radicais livres, combatendo o envelhecimento precoce e melhorando a aparencia da pele e cabelos;
●Complexo B - Com uma serie de vantagens, dentre elas, combate ao cansaco e a anemia.




Mas afinal, para que provide a linhaca?

A linhaca e um alimento funcional, em outras palavras, seu consumo promove beneficios para a saude e evita algumas doencas. Ela pode ser consumida in natura ou acompanhada de frutas e/ou iogurte. Elas podem ser adicionadas em saladas, sopas e massas de biscoitos, bolos, paes, and so on.

Pode estar presente no cafe da manha, no almoco e ate na janta. Tudo vai depender de suas refeicoes, mas quase sempre da pra encaixar a semente de linhaca.



Como e por que consumir a semente?
Os graos de linhaca possuem uma casca feita de celulose, dificultando a digestao. Tendo isso em mente, o suitable e consumi-la triturada. E uma otima opcao para ser acrescentada em sucos, iogurtes, vitaminas, saladas ou frutas.
Outro ponto muito bacana na semente de linhaca e o fato da mesma poder substituir ovos. Isso mesmo, ovos! O motivo esta em suas fibras soluveis, que em contato com liquidos, forma uma especie de “gel”. Uma otima alternativa nutritiva para substituir em receitas de bolos, tortas, panquecas etcetera.
O ideal e consumir no maximo 10g do alimento em sua rotina diaria. A semente de linhaca ajuda a emagrecer, previne doencas cardiovasculares, substitui outros alimentos, deixa suas refeicoes mais nutritivas e saborosas, alem de ser uma fonte de magnesio, que ajuda a controlar a diabetes.
Vale lembrar que alem das sementes, ha tambem o oleo de linhaca, cujo abordaremos a seguir:

Oleo de Linhaca - O que e e como consumir?
Agora que voce conferiu um pouco para que serve a linhaca, vamos falar um pouco sobre o oleo produzido a partir dela.
O oleo de linhaca consiste em uma gordura extraida da semente. De modo geral, ele e muito utilizado para temperar saladas ou na preparacao de pratos, alem de estar presente em muitas dietas, visto que acelera o metabolismo, ajudando a emagrecer.
A depender da receita, o oleo de linhaca pode substituir o azeite e outras gorduras. Pode ser tambem consumido como suplemento alimentar, em forma de capsulas.



Oleo de Linhaca como produto de beleza
Pois e, alem de seu uso como um “up” em suas refeicoes, o oleo de linhaca provide tambem como produto de beleza. Muitas pessoas acrescentam algumas gotas do produto em shampoos e condicionadores, pois o mesmo reduz frizz, promove nutricao, alem dar forca, brilho e maciez!
Por conta do Omega 3 presente no oleo, o mesmo tambem contribui para pele, evitando rugas e deixando-a mais vicosa.
Vale lembrar: Apesar de ser uma boa alternativa, consulte um medico nutrologo para seu uso, alem disso, evite utilizar na raiz do cabelo (pois pode deixa-la oleosa).



Quais sao os tipos de linhaca?
Voce ja viu para que provide a linhaca, ja sabe como consumi-la e ate conferiu um pouco sobre seu oleo. Agora vamos falar dos dois tipos de linhaca: a linhaca marrom e a linhaca dourada! Mas e ai, qual a diferenca entre linhaca marrom e linhaca dourada?
A linhaca marrom e uma semente tipica de locais farinha de linhaca receitas com clima mediterraneo, sendo muito encontrada em solo brasileiro. Possui um sabor mais forte e amargo do que a linhaca dourada, alem de uma casca mais grossa.
A linhaca dourada e mais encontrada em locais de clima frio, possuindo um sabor mais suave e uma casca mais fina.
Em valores nutricionais, ambas sao bem parecidas, no entanto, em valores comerciais, a linhaca dourada acaba sendo mais cara, justamente por ser importada.



E a Farinha de Linhaca?
Com a farinha de linhaca, voce consegue absorver melhor tudo o que ela oferece, principalmente por ser mais pratica para as receitas e por conta da sua casca, que acaba dificultando um pouco que o nosso organismo absorva melhor os nutrientes.
Por mais que a semente esteja triturada, a farinha tambem e fonte de nutrientes e te ajudara a manter o peso equilibrado se esse for o seu objetivo! Assim como a semente inteira, voce encontra a farinha de linhaca marrom e farinha de linhaca dourada.
A escolha entre farinha de linhaca ou semente de linhaca depende da forma como voce prefere consumir, mas se vale como dica, aproveite a sementinha inteira e triture ela em casa! Dessa forma, voce fica longe de farinhas industrializadas. Para triturar, e so colocar no liquidificador e utilizar a opcao “pulsar”. Prontinho, agora e so armazenar num recipiente bem fechado e manter na geladeira, voce aproveita o melhor da linhaca e ainda mantem sua alimentacao saudavel.

Contraindicacoes do alimento
Como ja vimos, a linhaca e sem duvida um alimento muito nutritivo e saboroso, no entanto, farinha de linhaca preco existem algumas contra indicacoes basicas a serem levadas em consideracao.
Criancas de ate 6 meses e pessoas com esclerose sistemica nao devem ingerir o alimento. Vale lembrar que antes de coloca-la em suas refeicoes, e muito recomendado procurar um medico e nutricionista, para consumir as quantidades certas e ter certeza de que nao possui alergia ao alimento.




10 Vantagens da Linhaca
La em cima, mencionamos um pouco sobre o motivos para consumo da linhaca. Agora, vamos falar um pouco melhor sobre as 10 vantagens presentes:
1.Nutrientes: Com omega 3 e 6, fibras, vitaminas, proteinas e muito mais, a linhaca e rica em nutrientes que contribuem em diversas questoes de seu corpo;
2.Ajuda a emagrecer: Diminuindo a liberacao de glicose, evitando picos de glicemia, acumulando assim menos gordura no corpo e aumentando a sensacao de saciedade;
3.Controlar diabetes: Pelos mesmos motivos do topico anterior, a semente de linhaca ajuda a controlar a diabetes;
4.Substitui alimentos: A semente misturada em agua pode substituir ovos, assim como seu oleo pode substituir azeite e outras gorduras, tornando suas refeicoes mais saudaveis;
five.Combate doencas cardiovasculares: Por conta de sua riqueza em acidos graxos, que controlam o colesterol e a triglicerides, ajudando no combate a doencas do coracao;
six.Fortalece o sistema imunologico: Devido a grande quantidade de vitaminas presentes na semente;
seven.Ajuda as mulheres: Com componentes que aliviam os sintomas da tensao pre-menstrual e auxiliam na prevencao do most cancers de mama. Conta tambem com lignana, um componente que “substitui” o estrogenio, reduzindo as reacoes no periodo da menopausa;
eight.Beleza: Como dito anteriormente, o oleo de linhaca pode ser utilizado como “produto de beleza”, ajudando a deixar os cabelos mais fortes, nutridos, brilhantes e macios, alem de contribuir na prevencao de rugas na pele;
9.Vai bem em qualquer refeicao: A linhaca se encaixa bem em praticamente qualquer refeicao. Seja em iogurtes no cafe da manha, sucos no almoco ou saladas no jantar, tanto a semente quanto seu oleo podem estar presentes em qualquer periodo do dia;
10.Complemento: A linhaca serve tambem como um “complemento”, em receitas onde ha, por exemplo, o uso de granola, onde a semente de linhaca pode ser adicionada para auxiliar no sabor e valor nutritivo.




E essa e a linhaca! Uma semente incrivel que so tem a acrescentar em suas refeicoes.
Gostou? Voce pode conferir mais sobre produtos e receitas em nosso website ou em nosso Facebook, estamos cheios de novidades pra voce, corre la!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *